O termo usinagem significa submeter um material a um processo mecânico para se transformar em uma peça.
São muitas empresas espalhadas pelo mundo que realizam este tipo de serviço. Até mesmo em pequenas cidades existem chaveiros que copiam chaves e também estão usinando.
O ato de dar formas aos materiais se tornou amplo e de grande necessidade na industrialização atual.
As primeiras tentativas do ser humano para dar formas aos materiais se iniciaram no fim da pré-história com o cobre e o ouro. Eram metais bem maleáveis e permitia sua modelação com facilidade. 700 anos a. C. o metal mais usado era o ferro. Quase todas as ferramentas eram feitas desse material, sem tratamento especial nenhum. A partir do sécula XVII surgiram novas técnicas que garantiam um ferro mais preparado, o aço.
Mas foi por volta de 1900 que o americano F. W. Taylor desenvolveu o aço rápido que foi determinante para o avanço tecnológico da industrialização. O aço rápido pode ser composto de até 7 elementos diferentes, em sua maioria metais, em uma mesma liga. São eles: Carbono, Tungstênio, Cobalto, Cromo, Vanádio, Manganês, Molibdênio. Esse metal suporta a uma temperatura, pressão e impactos altíssimos. Por isso são usados frequentemente para a criação de ferramentas que irão usinar outros metais.
Então, se pode notar que se delineia metais com metais. Tudo depende da compactação do que vai usinar e do que será usinado.
Na mesma época da invenção do aço rápido surgem as primeiras máquinas que realizam o trabalho pesado da usinagem braçal. São as máquinas à vapor. Isso mesmo. Além de locomotivas, bombas, bate-estacas, também foram criadas máquinas à vapor para usinagem.
Mas a máquina a vapor não foi a primeira a tornar eficaz o trabalho de dar formas aos materiais.
Apesar da imagem acima apresentar uma usinagem com faíscas, o comum é uma usinagem sem elas devido a adição de óleo refrigerantes durante o atrito da ferramenta com o metal para evitar o desgaste da ferramenta e o superaquecimento da peça e ferramenta.
As Primeiras Ferramentas
No Período Paleolítico (2,5 milhões a 100 mil anos atrás) o homem começa a introduzir em sua vida as primeiras ferramentas onde as ferramentas eram lanças, facas ou machados feitos a partir de pedras lascadas em suas formas originais (Idade da Pedra Lascada).
Já no Período Neolítico (12mil a 4 mil anos a.C.), o homem começa a polir suas ferramentas (Idade da Pedra Polida) dando formas mais interessantes à pedra. Então, bem antes dos metais, o ser humano moldava pedras para sua utilidade. Surge então os primeiros processos de fabricação.
Apesar do ferro ser o metal mais utilizado atualmente, foi o cobre e o ouro os primeiros metais a serem usados pelo homem no fim da pré-história. Devido à dureza do ferro, ele só veio a ser fundido mais tarde com a invenção dos fornos de alta temperatura.
Uma das primeiras ferramentas metálicas criadas foram a punção e a talhadeira (cinzel). Eram úteis na lapidação e quebra ou inscrição de pedras e madeiras. Mais tarde surge a serra, também criada com a ajuda de outras ferramentas metálicas. Além da madeira, também servia para cortar pedras.